FANDOM

X-Men 5

X-Men: Days of Future Past

X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido (no original, X-Men: Days of Future Past) é um filme norte-americano de super-herói estreado nos cinemas em 22 de maio de 2014. O filme é co-escrito, produzido e dirigido por Bryan Singer. O roteiro adapta o arco "Days of Future Past" (1981), dos quadrinhos Uncanny X-Men, de Chris Claremont e John Byrne, sobre um futuro em que os mutantes são mantidos em campos de concentração. Kitty Pride, uma dos poucos remanescentes dos X-Men, então se conecta com sua versão do passado, para alertá-la do perigo e tentar alterar o curso dos apocalípticos eventos. No filme, o personagem Wolverine (interpretado por Hugh Jackman) irá ocupar o papel que Kitty tem nos quadrinhos.

SinopseEditar

No futuro, os mutantes são caçados impiedosamente pelos Sentinelas, gigantescos robôs criados pelo chefe político anti-mutante Bolívar Trask (Peter Dinklage). Os poucos sobreviventes precisam viver escondidos, caso contrário serão também extintos. Entre eles estão o professor Charles Xavier (Patrick Stewart), Magneto (Ian McKellen), Tempestade (Halle Berry), Kitty Pryde (Ellen Page) e Wolverine (Hugh Jackman), que buscam um meio de evitar que os mutantes sejam aniquilados. O meio encontrado é enviar a consciência de Wolverine em uma viagem no tempo, rumo aos anos 1970. Lá ela ocupa o corpo do Wolverine da época, que procura os ainda jovens Charles Xavier (James McAvoy) e Magneto (Michael Fassbender) para que, juntos, impeçam que este futuro trágico para os mutantes se torne realidade.

ProduçãoEditar

DesenvolvimentoEditar

20th Century Fox visionou X-Men: First Class como o primeiro filme de uma nova trilogia dos X-Men. Donner comparou a franquia e disse que ela pretende ser semelhante ao conteúdo mais dark e maduro da série de filmes Harry Potter. As primeiras informações obteve Matthew Vaughn e Singer retornando para dirigir e produzir a continuação, respectivamente. Enquanto ainda estava ligado ao projeto como diretor, Vaughn declarou:

"First Class é similar ao Batman Begins, onde você tem a diversão de introduzir o personagens e conhecê-los, mas isso leva tempo. mas, com o segundo, você pode apenas ir em frente e ter um divertido bom tempo. Essa é a principal diferença entre Batman Begins e The Dark Knight".

Descrevendo como o filme poderia começar, Vaughn disse: "Eu pensei que seria divertido começar com o assassinato de Kennedy, e revelar que a bala mágica era controlada por Magneto". Singer afirmou que o filme poderia ser definido em torno do movimento dos direitos civis ou na Guerra do Vietnã, e que Wolverine poderia mais uma vez ser destaque.

Pré-produçãoEditar

Em novembro de 2011, Simon Kinberg, que co-escreveu X-Men: The Last Stand e co-produziu X-Men: First Class, foi contratado para escrever o roteiro do filme. Em maio de 2012, a 20th Century Fox anunciou a data de lançamento para 18 de julho 2014. A data de lançamento foi mais tarde alterada dois meses antes para 23 de maio de 2014. Em agosto de 2012, o título do filme foi confirmado para ser X-Men: Days of Future Past. O filme é dito ser inspirado na história em quadrinhos "Days of Future Past", escrita por Chris Claremont e desenhada por John Byrne. A história em quadrinhos correu em Uncanny X-Men #141 e 142, em 1981, durante o período de Claremont e Byrne, e introduziu a ideia de um futuro alternativo para os mutantes que cresceram fora da Irmandade de Mutantes e precisam impedir que eles assassinem o Senador Robert Kelly, levando a um futuro onde todos os mutantes são caçados por Sentinelas.

Ligações ExternasEditar

Em outubro de 2012, Vaughn deixou os deveres de diretor para focar na adaptação cinematográfica The Secret Service, de Mark Millar. Ele ainda está ligado ao filme como um roteirista e produtor. 22 Bryan Singer foi mais tarde anunciado como o diretor do filme. 23 Esta é a terceira vez que Singer está dirigindo um filme de X-Men. A roteirista Jane Goldman, que escreveu o roteiro final de X-Men: First Class, com Vaughn, disse que está envolvida com o filme. 24 John Myhre e Louise Mingenbach foram contratados como diretor de arte e figurinista, respectivamente. De acordo com o diretor, Mingenbach, que trabalhou anteriormente em X-Men (2000), X2 (2003) e X-Men Origins: Wolverine (2009), deixara de produzir os trajes de couro preto habituais que foram destaque na trilogia original. 25 26 John Ottman, que colaborou com todas as obras de Singer desde X2, confirmou a trabalhar na trilha sonora e na montagem do filme. Richard Stammers revelou em uma entrevista que ele está trabalhando no filme como o supervisor de efeitos visuais. 27

Singer afirmou que a história vai ser parcialmente definida durante a década de 1970 e o ex-presidente dos Estados Unidos Richard Nixon será um personagem. Ele também contou que esse será o maior filme que ele já fez, 28 e ele revelou que conversou com o diretor James Cameron sobre viagem no tempo, a teoria das cordas e multiversos. 29
Filmagens

As filmagens de X-Men: Days of Future Past foram iniciadas em 15 de abril de 2013 na "Mel Cité du Cinema" em Montreal, Canadá. 30 31 Estádio Olímpico e a Prefeitura de Montreal também foram usados ​​como locações para as filmagens. 32 33 É o primeiro filme dos X-Men a ser filmado em 3D. O filme está sendo filmado com câmeras Arri Alexa-M com Primes Leica e zooms Fujinon. Singer afirmou que as filmagens vão continuar pelo menos até setembro de 2013.
Efeitos visuais

A Moving Picture Company e Digital Domain estará trabalhando nos efeitos visuais do filme. 34 35