FANDOM

Planet moa

Moa

Moa
é um mundo ficcional, criado para dar base ao enredo da saga de ficção científica escrita pelo brasileiro Flavio Rebello Shas Sid. Na saga dos Shas Sid, a Terra é visitada por humanos que vivem em um outro mundo, chamado Moa.

A criação ficcional de MoaEditar

Desde 1987, o autor brasileiro Flavio Rebello vem desenvolvendo o mundo ficcional de Moa. Mais de 3.500 anos de história deste mundo foram criados, com movimentos sociais, revoluções e guerras. A ascenção e queda das grandes civilizações de Moa podem ser narradas com uma infinidade de detalhes riquíssima. Sociedades e nações diversas, idiomas e países próprios - tudo concebido de maneira a se encaixar, num mosaico tão complexo quanto o do nosso próprio planeta.

Moa, nessa história, é o quarto mundo de um sistema solar com sete planetas. Este sistema solar está localizado a algumas centenas de anos-luz da Terra. Abaixo se vê um mapa de Moa, com indicação de onde estariam as linhas do Equador e dos Trópicos.

Moa

Mapa de Moa

Com aproximadamente 3/4 do tamanho da Terra, Moa tem atmosfera, clima, mares, vegetação e animais muito parecidos com nosso planeta.

Continentes e MaresEditar

Moa2

Mapa de Moa: continentes e mares

Moa possui três mares (dois oceanos e um mar) e quatro continentes (há controvérsias sobre o número de continentes):

  • 1) Mar Interior - oceano relativamente pouco profundo, com grande tráfego de navios
  • 2) Mar Exterior - oceano mais profundo de Moa; é pouco usado para transporte de bens e mercardorias
  • 3) Mar Pequeno - mar mais raso de Moa, muito usado no transporte de mercadorias e comércio
  • 4) Oío - o 'continente masculino'
  • 5) Tôi - o 'berço da civilização humana' em Moa
  • 6) Aía - o 'continente feminino'
  • 7) Sid - o continente da 'luz do mundo' (não é unânime entre os pesquisadores que Sid deva ser considerado um continente à parte)

Tipos de sociedades em MoaEditar

Moa3

Mapa de Moa: Sociedades

Na Terra um dos principais fatores que movimentou (e ainda movimenta) a roda da História é a questão racial. Isso pode ser natural neste planeta, que abriga os mais diversos tipos físicos humanos. Em Moa, porém, há uma certa unidade racial, o que desqualificou esta questão como principal motor da História deste mundo. Mas mesmo a coesão racial não evitou que os povos de Moa travassem terríveis batalhas, conquistassem e pilhassem ao longo dos anos, pois um novo fator marcou definitivamente o desenvolvimento das diversas sociedades do planeta - o controle social por um dos dois gêneros sexuais, feminino ou masculino. Por sua evolução histórica única, em Moa há países, nações matriarcais ('femininas') e patriarcais ('masculinas').