FANDOM

Klingon

Símbolo Klingon

Uma língua artística (ou artlang em inglês é uma língua artificial (ou conlang) desenvolvida por puro prazer estético. Diferentemente das linguagens projetadas ou linguagens auxiliares, línguas artísticas geralmente têm sistemas irregulares de gramática, o que é muito semelhante à linguagem natural. Muitas são projetadas com mundos ficcionais, tais como a Terra Média de Tolkien e Almea de Mark Rosenfelder. Outras representam línguas minoritárias fictícias num mundo não manifestamente diferente do mundo real, ou sem conexão com um cenário ficcional em particular.

Existem várias escolas diferentes de artlangs. A mais importante é a escola naturalista, a qual busca imitar a complexidade e historicidade das línguas naturais. Todavia, existem também ideolinguistas que não se preocupam com naturalidade e seguem um estilo mais abstrato.

Gêneros de línguas artísticas (artlangs)Editar

Vários gêneros diferentes de línguas artificiais são classificados como "artísticos". Uma língua artística pode recair em qualquer um destes grupos, dependendo do escopo do seu uso.

Línguas ficcionaisEditar

Oic

Revista em Shas Sid

De longe, o maior grupo de línguas artísticas é composto pelas línguas ficcionais (algumas vezes também referenciadas como "artlangs profissionais"). Línguas ficcionais são pensadas para serem as línguas de um mundo ficcional, e são freqüentemente projetadas com a intenção de dar maior profundidade e uma aparência de plausibilidade para os mundos ficcionais com os quais estão associadas, e para que seus personagens se comuniquem numa forma que seja tanto alienígena quanto deslocada.

Línguas alternativas (altlangs)Editar

Línguas alternativas ou altlangs, especulam sobre uma História alternativa e tentam reconstruir como uma família de línguas naturais teria evoluído se as coisas tivessem ocorrido de modo diferente (por exemplo, o que aconteceria se a civilização grega houvesse prosperado sem a existência de um Império Romano, fazendo com que o grego e não o latim desenvolvesse vários descendentes modernos?). A língua que teria sido originada é então seguida passo a passo em sua evolução, até alcançar a forma final.

Línguas micronacionaisEditar

Línguas micronacionais são línguas criadas para uso em micronações. Fazer com que os cidadãos aprendam a língua é tão parte do envolvimento numa micronação quanto a cunhagem de moedas, impressão de selos ou participação no governo. Os membros destas micronações se encontram e falam a língua que aprenderam quando participaram destes encontros. Eles cunham novas palavras e construções gramaticais quando necessário. O talossano, do Reino de Talossa de R. Ben Madison, é de longe o exemplo mais conhecido de uma língua micronacional.

Línguas pessoaisEditar

A expressão língua pessoal se refere a línguas que são, em última análise, criadas para deleite próprio. Além do criador, não se espera que mais alguém realmente venha a falá-la. A língua existe como uma obra de arte. A língua pode ser inventada pelo propósito de ter uma língua bela, para auto-expressão, como um exercício de compreensão de princípios linguísticos, ou talvez como uma tentativa de criar uma língua com um inventário fonêmico ou sistema de verbos extremos.

Línguas humorísticas (jokelangs)Editar

O termo língua humorística (ou jokelang) é por vezes aplicado às línguas artificiais criadas com fins humorísticos. Elas podem ser línguas pensadas preponderantemente para soarem divertidas, tais como DiLingo, ou para algum tipo de sátira, freqüentemente uma sátira sobre algum aspecto das línguas artificiais.

Algumas línguas humorísticas:

  • Europanto - constituída por uma mistura desestruturada de qualquer língua européia.
  • Transpiranto - construída por palavras internacionais pronunciadas para soar como um jargão sueco, a fim de aumentar a estranheza e a ambigüidade.
  • Oou - uma língua deliberadamente ambígua e polissêmica cujo sistema de escrita é feito inteiramente de sinais de pontuação e cuja lista de fonemas é constituída apenas de vogais.
  • DiLingo- uma língua rimada que contém muito humor, tanto inteligente quanto rasteiro. Alguns a consideram a língua artificial mais divertida de toda a Internet.

Línguas experimentaisEditar

Toki Pona

Toki Pona

Alguns ideolinguistas constroem línguas baseadas numa filosofia ou experimento, tais como Laadan (feminismo) ou Toki Pona (pidgin mínimo). Estas freqüentemente são divagações sobre a Hipótese de Sapir-Whorf para ver se uma pessoa pensa diferentemente ou tem de pensar diferentemente numa língua estrangeira.

Jogos de linguagemEditar

Estritamente falando, jogos de linguagem não são realmente línguas, mas meramente providenciam um mecanismo para a alteração de uma língua existente de acordo com um padrão fixo. São freqüentemente utilizados por grupos que desejam manter suas conversas incompreensíveis para forasteiros. O exemplo mais conhecido é o Pig Latin, o qual consiste, grosso modo, em mover a primeira consoante de uma palavra em inglês para o fim dela, acrescentando-se um "ay" — por exemplo, hi ("oi") se torna "ihay" — mas muitas variações deste truque podem ser encontradas ao redor do mundo.

Línguas artísticas profissionaisEditar

Cinema e TV Editar

Karentraviss

Karen Traviss

  • Atlanteano, do lingüista Marc Okrand, para o desenho Atlantis, da Disney.
  • Ferengi, do lingüista Thimothy Miller, baseada na série de TV Star Trek.
  • Galáctico básico, língua auxiliar interestelar da República e do Império galáctico nos filmes, livros e jogos da série Star Wars
  • Interlac (Babylon 5), para o seriado da TV Babylon 5.
  • Klingon, do lingüista Marc Okrand, para os filmes da série Star Trek
  • Linguacode, referida em filmes da série Star Trek
  • Língua de Leeloo, do cineasta Luc Besson e da atriz Mila Jovovich, para o filme O Quinto Elemento.
  • Mandoa, língua dos mandalorianos, utilizada pelos comandos clone da República e do Império galáctico nos filmes, livros e jogos da série Star Wars
  • Tenctonês, de vários criadores, para o filme e seriado Alien Nation.
  • Vulcano padrão moderno (apenas vocabulário), vários criadores, para os filmes e episódios da série Star Trek
  • Shyriiwook, língua dos wookies nos filmes, livros e jogos da série Star Wars

Fã-clubes Editar

  • Vulcano gólico, do lingüista Mark Gardner, para os vulcanos da série Star Trek.

Literatura Editar

Magia, Religião, Pseudociências e Esoterismo Editar

  • aUI, supostamente revelada por extraterrestres ao psiquiatra John W. Weilgart
  • Egípcio reformado, supostamente usado nas "placas de ouro" mostradas por Morôni a Joseph Smith, o fundador da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (mais conhecida como Mórmon)
  • Enoquiano, criada no século XVI pelos magos John Dee e Edward Kelley
  • Língua dos pássaros, referida em várias tradições mitológicas
  • Naacal, referida por James Churchward
  • Senzar, referido por Helena Blavatsky
  • Uraniam, psicografada pela médium Helene Smith.

Música Editar

Parques temáticos Editar

QuadrinhosEditar

Supromi

Superman por Rocafort

Predefinição:Ver tambémEditar

BibliografiaEditar

Wikis em ou sobre línguas artificiais e línguas artísticasEditar